4-6 Dezembro 2019 - Curso de delineamento e análise estatística de estudos com animais

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Curso de Delineamento e Análise de dados de Experiências com Animais, do i3S-Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Este curso visa melhorar a reproductibilidade dos dados obtidos da experimentação animal, pela melhoria do seu delineamento experimental e da sua análise estatística. Os 3Rs - Replacement, Reduction, Refinement - são pilares fundamentais desta formação.

Ler tudo

IV Simpósio de ORBEAs

A RedeORBEA, tem o prazer de anunciar a realização do IV Simpósio Nacional de ORBEAs, que terá lugar a 7 de Novembro de 2019, com o apoio da SPCAL. Esta edição terá como anfitriã Patrícia Ribeiro e o ORBEA da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Ler tudo

Curso LAS (Função A+D) CONGENTO/Fundação Champalimaud - Inscrições até 10/Outubro/2019

Em colaboração com a SPCAL, a Fundação Champalimaud está a organizar uma nova edição do curso de utilização de animais para fins científicos com vista à formação (e subsequente pedido de acreditação DGAV) para a Função A (+D) - Realização de procedimentos em animais de acordo com a Directiva 63/2010 e o DL 113/2013, Art.º 31, 2.a) (antiga Categoria B da FELASA), para as espécies Rato/Murganho e Peixe Zebra.

Ler tudo

Curso Prático de Experimentação Animal - IGC (7 a 11 de Outubro 2019)

O Instituto Gulbenkian de Ciência irá organizar um curso prático complementar ao curso teórico da SPCAL, de 7 a 11 de Outubro.

Ler tudo

Comunicado FELASA/ESLAV/ECLAM sobre a proposta de banir o uso de CO2 como método de eutanásia

O uso de dióxido de carbono para a eutanásia de roedores é atualmente uma questão intensamente debatida, tendo sida anunciada a intenção de desencorajar ou mesmo proibir o seu uso. Uma revisão sistemática de publicações relacionadas ao uso de dióxido de carbono para a eutanásia em murganhos e ratos está sendo conduzida por um grupo de trabalho da IACLAM (International Association of Colleges of Laboratory Animal Medicine). Resultados preliminares revelam que há muito pouca evidência científicas sustentando sua proibição até agora, sendo recomendados mais estudos .

Ler tudo

1 2 3 4 5 6 7 8

Registo na página SPCAL

O registo é rápido e permite-lhe acesso a conteúdos exclusivos e reservados para utilizadores cadastrados na página da Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório.

Efetuar registo